A 700 metros de altitude, Lumiar é o mais charmoso distrito de Nova Friburgo


O destino é perfeito para quem busca interagir com a natureza, ali formada por cachoeiras, rios, corredeiras e mata Atlântica. O astral de vila permanece na pracinha, nas ruas calçadas em pedra e nos forrós que esquentam as noites de sábado. No quesito serviços, há pousadas e restaurantes para todos os estilos - de bem simples a bastante aconchegantes. 

As cachoeiras que se espalham pelos arredores são os destaques de Lumiar. Uma das mais famosas é Indiana Jones, que corre por um estreito cânion e termina com um escorrega natural. Para o melhor banho da região, siga para a cascata de São José, com 15 metros de quedas que formam uma super ducha. As famílias marcam presença em Poço Verde e Toca da Onça, com águas calmas e locais para piquenique. 

Também a cachoeira de Poço Feio, conhecida como "Praia de Lumiar", tem águas mansas. Já para mergulhar e se divertir nos escorregadores de pedra, as pedidas são Poço Belo e cachoeira Branca. Quem não abre mão de praticar esportes radicais em meio à natureza privilegiada segue para a queda Paraíso Vertical. São 35 metros de puro cascading e muita adrenalina. Já as turmas do rafting e da canoagem fazem do encontro dos rios Macaé e Bonito um cenário perfeito para curtir a emoção. 

A cinco quilômetros de Lumiar fica a vila de São Pedro da Serra, que segue a mesmas características da vizinha: rusticidade cercada de verde, restaurantes e lojinhas charmosas e muitas opções de atividades em meio à mata Atlântica - entre elas, caminhada, rapel e passeios de jipe, a cavalo ou de bike.
 

Most Reading