Lagoa Misteriosa: um dos melhores lugares para mergulhar no Brasil


Arraial do Cabo (RJ), Abrolhos (BA) e Fernando de Noronha (PE): estão aí três dos pontos mais badalados aqui do Brasil para quem curte fazer mergulho de cilindro.
Quem já foi em um dos três jura de pé junto que é o máximo – mar estupidamente transparente, corais, embarcações naufragadas, peixinhos coloridos e coisa e tal.
Eu, honestamente, nunca fiz nenhum dos três lugares – já fiz o batismo uma vez, no Mar Vermelho no Egito, pela simples equação “estar lá e aproveitar a oportunidade”, e por isso é totalmente minha culpa nunca ter continuado com a empolgação e ter feito o curso e certificação, especialmente porque é aqui do lado de casa, em Arraial do Cabo, um dos melhores pontos para aprender.

Sabe aquela coisa de “santo de casa”? Pois é. Só por que eu moro aqui, acabo deixando para depois, porque sempre vou ter tempo, vou ter tempo e – putz – nunca faço.
Mas foi por isso que eu tinha me dado um prazo: ia me certificar até maio de 2013. A data limite tinha um motivo: eu ia para Bonito visitar a Lagoa Misteriosa e o Abismo Anhumas, dois dos lugares mais do balacobaco para mergulhar. Sem mar, coral, nem peixinhos coloridos, é verdade, mas me era prometida uma água de visibilidade única e uma super de uma experiência: mergulhar numa caverna.

Moral da história: a procrastinação venceu, o calendário apertou e o curso ficou para lá. Ou seja, Bonito foi só de snorkel mesmo no meu caso.
Voltei aguada. Literalmente. Mas foi tapa de luva necessário para eu tomar vergonha na cara e pôr o curso de mergulho como meta definitiva para agora, 2014. Para voltar para lá depois e mergulhar como o manda o figurino.
Mas para o caso de você já ter o certificado (ou estar pensando em fazer o batismo num lugar bem bacana) e for para lá antes de eu voltar, fica aqui a sugestão: faça. Os dois lugares – Abismo Anhumas e Lagoa Misteriosa – são inusitados e lindos de uma maneira única, e mesmo quem não quer fazer mergulho de cilindro não vai se arrepender de conhecer
 

Most Reading