Sabe por que queremos comprar melhor equipamento dia após dia? Porque não acreditamos em fotografia e, sim, em tecnologia.


A Canon 5D, por exemplo, é uma camerassa. Mas não tem o monitor retrátil, utilíssimo para capturar situações espontâneas quando se faz fotografia de rua. Também não há controlador óptico de flashes externos, ferramenta usada por 100% de fotógrafos que trabalham em estúdio. E, veja só, a câmera da Canon munida de ambos atributos é justamente a 600D (Rebel T3i), a mais barata da linha.
Pondo lado a lado, claro que a 5D é superior. Sensor full frame (na prática, faz fotos cerca de 25% maiores) e alcança ISO’s altíssimos sem perda de qualidade na imagem, o que a faz ter desempenho incrível sob qualquer tipo de iluminação.

Agora, outro fator determinante. A 5D custa quatro vezes mais que a 600D. E é aí que a Canon acaba sendo uma vítima de sua própria qualidade.

Só pra deixar claro: o equipamento faz diferença e melhora nossas fotos, sim. Ele só não faz isso sozinho. Temos que melhorar junto com ele.

Se você está querendo imergir na fotografia com sua câmera profissional nova, seja ela qual for, mas o manual parece muito grande, aqui vão algumas dicas pra tirar ela da caixa e ir logo ao que interessa.



-Tire o modo automático da frente, logo de cara.

Faça de tudo pra esquecer aquele AUTO. Ele é atraso de vida.

Já inicie no “P” mode, que é um tanto quanto automatizado, mas ainda dá possibilidades de pequenos ajustes.

Maquineiros que entendem tudo de câmera, mas esquecem de estudar fotografia, detestam o modo P. Fotógrafos, não. A máquina tem que agir a seu favor, e não atrapalhá-lo.

As principais diferenças incluem:
– No P mode, pode-se girar a roldana que ajusta a combinação entre abertura e velocidade. No automático, não.
– O ISO pode ser ajustado manualmente em P mode. No automático, não.
– O pop-up flash sobe quase 100% das vezes no modo automático. No P mode, você escolhe quando quer utilizá-lo.

Se foi gol, não interessa se foi de bico ou de barriga. Não há sentido em julgar uma grande imagem por ter sido tirada em “P”, “Av” ou “M” mode.

Enfim, o modo automático recebe uma programação para que o primeiro plano esteja sempre iluminado e não borre. Ele foi feito para que as câmeras ditas “profissionais” não intimidem e possam ser vendáveis para qualquer público. O “P” não só é um ótimo início, como pode continuar sendo utilizado mesmo depois que o repertório de recursos do fotografo aumenta.

Alguns fotógrafos de antigamente, por exemplo, faria de tudo por um “P” mode em suas câmeras. Inclusive, grandes deles e de mais de uma geração, ainda o utilizam, como Moises Saman e Joe McNally. David Alan Harvey diz que, quando fotografa com filme, só não utiliza o “P” mode porque não tem essa opção.
 

Most Reading