A Floresta da Tijuca - Rio de Janeiro



A beleza natural do Rio de Janeiro é mundialmente conhecida. Mas o que nem todos sabem é que além das belas praias, no meio de toda a parafernália da cidade, existe uma floresta preservada, a maior do mundo em ambiente urbano. A Floresta da Tijuca não é original. Totalmente devastada para o plantio de cana e café, ela foi replantada em 1862. Hoje, guarda cachoeiras, trilhas, morros e até obras de arte. Mas sua importância está acima disso: a floresta é reguladora do clima da cidade maravilhosa e a prova de que o reflorestamento pode recuperar o que se perdeu.
O Parque Nacional da Tijuca foi criado em 1961 para preservar uma importante floresta urbana. Mas a preocupação com a região em questão vem de longe. No início do século XIX, após longo período de devastação para uso da madeira, lavouras de cana e café, a cidade começou a sofrer com a falta de água potável, pois sem a proteção da vegetação as mananciais começaram a secar. Por isso, a partir de 1862, D Pedro II ordenou o reflorestamento do local. Os 3200 hectares do parque apresentam amostra de Floresta Atlântica densa e formações de vales e montanhas.
CLIMA
O clima da região é tropical quente e úmido e temperado nas altitudes acima de 500 m. A temperatura média anual varia entre 22C e 24°C. O parque pode ser visitado o ano todo. O período mais seco, ideal para fazer trilhas, vai de junho a setembro. Porém, o verão oferece melhor visibilidade da cidade a partir dos mirantes. Recomenda-se a permanência mínima de dois dias.
ASPECTOS NATURAIS
O Maciço da Tijuca, que compreende um bloco isolado da Serra do Mar, abrange as serras de Três Rios e da Carioca e a Pedra da Gávea, com altitudes variando de 80 m a 1021m.
As formações de montanhas e vales apresentam em sua flora a Floresta Atlântica densa com mais de 900 espécies diferentes. Encontram-se árvores como jacarandás, óleos-pardo, arcos-de-pipa, nogueiras, embaúbas, eucaliptos, jaqueiras, ipês e até uma espécie não-nativa, o pinheiro-do-paraná. Raras orquídeas espalham-se pela floresta.
Mais de 230 espécies de animais e aves vivem dentro do parque, entre elas o macaco-prego, o quati, a cutia, o cachorro-do-mato, o sagüi-estrela, além do beija-flor e do sabiá.
Estados
Rio de Janeiro Cartão Postal do Brasil
Cidades
 

Most Reading