Prefeito aluga cidade inteira para turistas para salvar economia local

A pequena cidade de Megyer, na Hungria, que pode ser alugada completa por turistas (Foto: Ronald Zak/AP)
O prefeito Kristof Pajer buscava uma forma de salvar sua pequena comunidade na Hungria da extinção. A solução? Ele colocou a cidade inteira para aluguel. Depois que sua campanha se tornou viral, as reservas se multiplicaram, vindas do mundo todo.
Por 210 mil florins (o equivalente a R$ 2,3 mil) por dia, visitantes podem ter acesso a sete casas de hóspedes onde dormem até 39 pessoas, um ponto de ônibus, cavalos, frangos e 4 hectares de terras em um sítio.

Os hóspedes ganham o título temporário de prefeitos substitutos e têm o direito de supervisionar a manutenção da lei e da ordem e de renomear as quatro ruas da vila durante sua estadia.
Desde que um anúncio sobre o aluguel da vila em um site húngaro ganhou atenção internacional no último mês, centenas de reservas foram feitas, por pessoas de lugares tão distantes quanto Austrália, África do Sul, Suécia e EUA.
A cidade recebeu ainda cerca de 70 milhões de florins (em torno de R$ 780 mil) da União Europeia para reformar as casas em seu estilo camponês original e construir um centro comunitário.

18 habitantes
Uma década atrás, a vila Megyer, localizada a 190 quilômetros de Budapeste, na Hungria, estava quase arruinada. A população foi reduzida a apenas 18 pessoas depois da queda do comunismo e as fazendas coletivas, que eram a fonte de emprego na área, desapareceram, levando muitos moradores a se mudarem de lá.
Depois de se apaixonarem pela paz e tranquilidade da cidade em uma visita em 2005, Pajes e alguns amigos compraram propriedades na vila e as transformaram em casas para hóspedes. Mas os negócios estavam devagar e eles não conseguiam lucro, conta Pajes, que é prefeito da cidade desde 2006. "Então tivemos a ideia de criar um pacote unificado para turistas", diz.
Pajes, que é engenheiro e se divide entre Budapeste e Megyer, além de tocar em duas bandas de rock, organiza um festival de música na pequena cidade desde 2011. Ele também está transformando uma casa vaga no museu da cidade.
 

Most Reading